terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

História de Passo Fundo

O município de Passo Fundo esta localizado no Planalto Médio e teve sua formação a partir de 1827, tendo esse nome devido a um rio de mesmo nome que atravessa a região, utilizado pelos tropeiros. O Cabo Manuel José das Neves fundou a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida onde recebeu a Comandância Militar de São Borja e fundou a primeira Igreja da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1835.
Após a Revolução Farroupilha, Passo Fundo teve sua população diminuída, onde dos 419 habitantes, restaram apenas 60 pessoas em precárias condições. Porém, reergueu-se , e em 7 de agosto de 1857 passou a ser vila, tendo então, a instalação da Câmara Municipal, com poderes executivos e legislativos.
Anos mais tarde, foi palco de uma das batalhas mais sangrentas da história da Revolução Federalista, sendo conhecida como a Batalha do Pulador.
Com o tempo, Passo Fundo foi apresentando transformações em sua economia, deixando de ser estritamente agrícola, passando a ter um grande desenvolvimento urbano, baseado na indústria, comércio e serviços, se tornando também referência na área da saúde e um pólo cultural, consolidando eventos de nível nacional e internacional.
 Foto da antiga Prefeitura Municipal de Passo Fundo


Vista de Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário